A resistência do idoso em aceitar um cuidador

O processo de aceitação

Com o avançar dos anos a idade começa a pesar, e com ela vêm as dificuldades, a necessidade de ajuda e o adeus a independência. Mas esse adeus são por bons motivos, para não correr riscos de quedas ou lesões em atividades diárias, para auxílio no tratamento de doenças e até mesmo para uma companhia diária que possa supervisionar e distrair o idoso com diferentes atividades.

O problema é que muitos idosos são resistentes na hora de aceitar que precisam de cuidadores. O fato de ter alguém sempre por perto para auxiliar e supervisionar todas as atividades faz com que o idoso sinta drasticamente a perda de sua privacidade e independência, vendo um estranho ocupando o mesmo espaço que eles.

Para situações como essa, cabe a família conversar e criar estratégias onde o cuidador é inserido no dia a dia do idoso de modo mais cauteloso e não imediato, trabalhando aos poucos a aceitação do mesmo. Não se deve forçar situações, é preciso trabalhar a ideia de que é importante e necessário o auxílio externo.

O que fazer quando o idoso não aceita que precisa de um cuidador?

O carinho e a paciência são essenciais, pois a relação vai ganhando mais proximidade e o auxílio se torna mais fácil, tanto para o cuidador quanto para o paciente.

resistencia-do-idoso-com-cuidador

A conversa

O primeiro passo é uma conversa aberta, expondo as dificuldades e os motivos que levaram a contratar um cuidador. Deixe claro e converse com paciência.

Lembre o idoso sobre os benefícios

Com os cuidados do cuidador, o idoso poderá realizar atividades que não fazia com tanta frequência, poderá fazer passeios, praticar atividades de lazer, além de ter uma companhia para jogos, conversas, e muito mais. Para o caso de dificuldades de locomoção, lembre-o que um cuidador ajudará na sua mobilidade. E com alguém sempre por perto não haverá problemas de se preocupar com remédios que foram esquecidos ou tomados de forma errada.

Busque profissionais qualificados

Com intuito de diminuir as preocupações e melhorar a vida de quem você ama, encontre cuidadores qualificados com formação mínima em técnico em enfermagem para que, desta forma, possa oferecer ao seu familiar um acompanhamento de qualidade.

Ao optar por instituições, procure locais confiáveis e com serviços de qualidade. A Estância Vale Verde oferece toda estrutura especial para o público idoso, proporcionando conforto aliado à segurança e adaptando entretenimento, saúde e bem estar às condições de cada residente. São diversas atividades e 24h de assistência de enfermagem.

A Estância Vale Verde conta com profissionais qualificados e equipe multidisciplinar composta por: geriatras, enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem, nutricionista, terapeuta ocupacional, educador físico e gero sitter.

Escolha o melhor para quem você ama, todos os cuidados devem ser tomados levando em conta o bem estar do idoso.

visite-a-estancia-vale-verde

DIGITE O TERMO QUE DESEJA PESQUISAR E APERTE ENTER