Síndrome da Fragilidade em Idosos

A Síndrome da Fragilidade

Inicialmente a síndrome da fragilidade é associada com a incapacidade funcional e comorbidade. Muito mais do que isso, ela é uma entidade à parte, ou seja, nem todo indivíduo frágil é incapaz ou apresenta comorbidades e vice-versa.

É considerada uma vulnerabilidade fisiológica associada a uma dificuldade do organismo em responder ao estresse e uma reserva homeostática reduzida. Esses declínio de múltiplos sistemas são altamente prevalentes em idosos e podem trazer graves consequências.

evv_sindrome_da_fragilidade

É preciso evitar a Síndrome da Fragilidade

Caracterizada por perdas multifuncionais, a síndrome da fragilidade pode levar o idoso a níveis altos de estresse.
No Brasil são aproximadamente 2 milhões de idosos nesta condição. E ainda estima-se que 10% a 25% das pessoas com mais de 65 anos e até 45% da população com mais de 80 anos sofram deste mal (1).

Fraqueza, sarcopenia, problemas de memória, ansiedade e o isolamento podem ser claramente observados em pessoas na condição de fragilidade. Isso pode, além de aumentar o risco de morte, tornar acidentes e violências mais comuns.

É de suma importância o reconhecimento e diagnóstico precoce dos sintomas da síndrome para que o quadro do paciente seja revertido o quanto antes.

Como tratar a Síndrome da Fragilidade

Idosos frágeis devem ser tratados com exercícios físicos, reposição nutricional e se necessário farmacológica.

Outro fator importantíssimo é o apoio social, a presença familiar ou a proximidade com a comunidade, pessoas fisicamente próximas.

Essas atividades físicas, de lazer, musicais, culturais e até visitas a comércios são distrações saudáveis que podem reduzir significativamente o nível de estresse do idoso o ajudando a melhorar sua mobilidade e capacidade funcional garantindo sua autonomia.

Referências:

(1) Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. (Cadernos de Atenção Básica, 19). (Série A. Normas e Manuais Técnicos). 

CONHEÇA A ESTÂNCIA VALE VERDE

visite-a-estancia-vale-verde

DIGITE O TERMO QUE DESEJA PESQUISAR E APERTE ENTER