Até quando o idoso pode dirigir?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não existe idade máxima para deixar de dirigir, mas a renovação da habilitação deve ser mais frequente para os idosos.

A habilidade ao volante é de extrema importância, olhos e ouvidos devem trabalhar em conjunto, e a partir de certa idade características como velocidade, reflexo, resposta, equilíbrio e coordenação começam a diminuir, assim como a visão e a audição ficam comprometidas. Sendo assim, torna-se necessário uma avaliação mais constante a respeito da capacidade de condução de um veículo por um idoso.

direcao-idoso

As características de saúde do idoso merecem total atenção na hora da avaliação, pois conduzir um veículo é ter que trabalhar com muitas funções ao mesmo tempo que além do individual requer um senso coletivo, já que no trânsito existem outras pessoas ao redor e muitas imprudências a todo momento.

O condutor precisa de força motora em dia para pisar no freio e não se atrapalhar nos pedais, além da agilidade no controle do volante para desvio de obstáculos.

É muito comum que, mesmo percebendo que a capacidade de dirigir não é mais a mesma, o idoso insista que está apto e não queira abandonar sua habilitação.
O ideal é um parente sair com o motorista de vez em quando no intuito de avaliar a maneira como o idoso está conduzindo o veículo e se atentando as leis de trânsito. Caso note que não está tão apto, veja se alguém pode acompanhá-lo.

Proibir o idoso de guiar de uma hora para a outra não é a decisão ideal que a família deve tomar nessa situação, pois pode deixá-lo deprimido. A intervenção deve vir apenas quando a direção coloca em risco a integridade física do idoso, ou de terceiros, e se o Detran o tenha considerado inapto.

Condutores com idades superiores a 70, 80 e até 90 anos podem sim dirigir. Não existe restrição por idade, mas sim por condições físicas e psicológicas para garantir mais segurança a quem está dirigindo, acompanhando ou para terceiros.

Fique atento aos comportamentos no momento da direção, é fundamental prezar pela segurança e pela vida de todos.

visite-a-estancia-vale-verde

DIGITE O TERMO QUE DESEJA PESQUISAR E APERTE ENTER