Como prevenir a osteoartrite: Doença atinge 85% da população acima de 75 anos

Você sabe o que é a Osteoartrite?

A osteoartrite é uma doença que causa desgaste da cartilagem e atinge cerca de 80% das pessoas com idade acima de 65 anos. Mas se engana quem pensa que a enfermidade afeta somente idosos, pessoas de 40 a 50 anos já começam a sofrer com esse problema de forma gradual.

Existem dois tipos de osteoartrite, a primária é causada simplesmente pela idade avançada, já na secundária os fatores são desgastes por esforços repetitivos, excesso de peso, trauma na região e má formação nas articulações.
A cartilagem serve como apoio para os ossos, sem ela os mesmos começam a se esfregar uns nos outros ficando mais densos, formando osteófitos que são conhecidos popularmente como bicos de papagaio. Este atrito causado pela falta de cartilagem ocasiona uma inflamação nos tecidos e inchaços locais causando dores intensas e dificuldade para se movimentar.

osteoartrite_evv

Existe cura para a Osteoartrite?

Apesar de não ter cura, é possível evitar a progressão da doença através de remédios de sulfato de glucosamina e condroitina, duas substâncias lubrificantes naturais que existem nas cartilagens. Outro método é a injeção de ácido hialurônico (intra-articularmente) que proporciona alívio, pois lubrifica e estimula os condrócitos, células presentes no tecido cartilaginoso. Para diagnósticos em fase inicial, o paciente poderá recorrer a anti-inflamatórios, fisioterapia, infiltração com corticóide e viscossuplementação com ácido hialurônico. O principal objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e permitir que os portadores levem uma vida normal, sem dor ou limitações de movimento. Em casos mais extremos a cirurgia será feita quando todos os outros tratamentos falharem, a função dela é substituir todas as articulações afetadas por uma artificial.

Algumas recomendações dos especialistas são:

  • Evitar posições que possam sobrecarregar as articulações;
  • Usar tênis confortáveis para diminuir impactos;
  • Adotar posturas mais corretas ao se sentar e levantar;
  • Equilíbrio entre atividade e repouso é fundamental, especialmente para as articulações que suportam o peso.

Outra forma de se prevenir é adotar uma rotina de exercícios físicos para fortalecer os músculos, ajudando assim a minimizar os impactos e levar substâncias benéficas às articulações. O uso de remédios que reponham o colágeno no organismo também é importante, uma vez que essa substância é essencial para a cartilagem.

A osteoartrite é uma das doenças mais frequentes no planeta independente da idade do paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), essa doença é responsável por 7,5 dos afastamentos de trabalho. É preciso uma atenção maior para pessoas acima de 60 anos, pois, só no Brasil, segundo o IBGE, o número de casos chegou a 18% em cinco anos e esses números podem aumentar ainda mais uma vez que a quantidade de idosos no país vem aumentando.

Referências: Artigo EXAME – Portal Dráuzio Varella 

visite-a-estancia-vale-verde

DIGITE O TERMO QUE DESEJA PESQUISAR E APERTE ENTER