Presbiacusia: perda progressiva da audição na terceira idade

A Presbiacusia é o processo de desgaste fisiológico das células auditivas em decorrência do envelhecimento, ou seja, é uma das causas mais comuns de perda auditiva na terceira idade.

Ao passar pelos ouvidos, os sons são captados pelas células ciliadas que, com o avançar da idade, se desgastam causando perda auditiva.
O problema, que geralmente afeta pessoas acima de 60 anos, está relacionado diretamente com o envelhecimento. A diminuição da capacidade de mitose de certas células, geram um acúmulo de pigmentos intracelulares e alterações no fluido intercelular, afetando assim estruturas importantes para a audição. Fatores genéticos ou exposição frequente à ruídos altos também podem causar perda auditiva ao longo dos anos.

Sintomas iniciais da Presbiacusia

Os sintomas da presbiacusia ou perda de audição em idosos compromete inicialmente o entendimento de sons agudos e pode se manifestar também com:

zumbido;
dificuldade de entender a fala;
dificuldade de conversar em ambientes ruidosos;
desconforto na presença de som alto;
vozes masculinas são mais fáceis de ser entendidas do que vozes femininas.

Muito além de apenas ouvir, a audição também é responsável pela manutenção do equilíbrio, sendo também um fator importante na vida social. A perda da capacidade auditiva pode trazer consequências e danos para a saúde do idoso.

deficientesauditivos

Tipos de Presbiacusia

Presbiacusia Sensorial – Perda auditiva neurossensorial bilateral e simétrica, que começa na meia idade e determina queda auditiva em sons agudos, sendo o zumbido um fator comum.
Presbiacusia Neural – Perda auditiva progressiva e rápida dificultando o entendimento da fala. Neste caso há uma redução dos chamados neurônios cocleares que podem estar relacionados com dificuldades de coordenação motora e déficits cognitivos.

Presbiacusia Metabólica – Perda neurossensorial com uma curva plana e a manutenção da discriminação da fala. Quando os limiares auditivos ultrapassam 50 dB, a discriminação começa a cair.
Presbiacusia Mecânica (coclear condutiva) – Problema na coclear devido enrijecimento da membrana basilar e alteração nas características de ressonância do duto da cóclea.

Consequências da Presbiacusia

Algumas consequências da perda de audição em idosos são:

  • irritação;
  • medo;
  • redução da atenção;
  • diminuição da coordenação motora;
  • depressão.
    A perda da capacidade auditiva no envelhecimento acaba causando como consequência o isolamento, a frustração, depressão, entre outros problemas psicológicos. Os idosos não aceitam o problema ou demoram a perceber que não estão ouvindo, quando percebem acabam evitando festas, passeios a lugares com muitas pessoas e até mesmo visitas.

Tratamento

O diagnóstico precoce é fundamental para a avaliação do nível de perda auditiva. Infelizmente não há tratamentos capazes de restabelecer a audição, mas alguns aparelhos e acompanhamentos médicos podem ajudar o idoso a manter a qualidade de vida retardando o progresso da perda auditiva.

Referências:

Portal Direito de Ouvir
Portal Bio Som

AGENDE UMA VISITA:

visite-a-estancia-vale-verde

DIGITE O TERMO QUE DESEJA PESQUISAR E APERTE ENTER