Nova vacina contra gripe para idosos

Nova vacina contra gripe exclusiva para idosos aprovada pela ANVISA

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou uma vacina desenvolvida especificamente para proteger pessoas acima de 65 anos contra o vírus influenza.

De acordo com testes realizados pela farmacêutica Sanofi Pasteur, a vacina é 24,2% mais eficaz na prevenção da gripe se comparada a vacina contra influenza trivalente usada atualmente no Brasil.

Idosos e a Gripe

Atualmente, o vírus influenza está entre as principais causas de internação de idosos sendo mais constante entre os meses de Maio a Agosto. Pessoas acima de 60 anos encontram-se em grupos de riscos da doença, e geralmente são disponibilizadas vacinas gratuitas para os mesmos em postos públicos, porém, esse mesmo grupo responde menos à vacina tradicional com probabilidade da mesma não estimular a produção de anticorpos.

vacina-gripe

A gripe está associada a complicações graves em idosos, como pneumonia. Para aqueles com doenças crônicas, como diabetes, asma ou problemas cardíacos, o risco se torna ainda maior.

Como funcionam as vacinas?
As vacinas imunizantes são compostos por fragmentos inativados do vírus influenza (os antígenos), ou seja, vírus mortos que não provocam a doença mas estimulam o organismo a produzir mais anticorpos. Sendo assim, ao entrar em contato com a doença de fato, o organismo da pessoa imunizada já está pronto para um contra-ataque imediato.

Vacina Fluzone Sênior
Inicialmente a vacina estará disponível apenas em clínicas particulares, o que deve ocorrer após definição da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – Órgão ligado à Anvisa que auxilia, tecnicamente, na determinação do valor máximo de venda) sobre preço máximo de venda. Ainda não há definição de valor.

Antes do Brasil, vacina já havia sido aprovada em 2010 nos EUA e já teve aprovação na Austrália e Canadá também, tendo imunizado nesse tempo ao menos 67 milhões de idosos.

A vacina Fluzone Sênior contra gripe é trivalente e protege contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e um tipo de Influenza B, de acordo com a recomendação anual da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para melhor proteção do idoso, é necessário vacinar pessoas que estão ao seu redor também. Quando vários indivíduos estão vacinados, ocorre o que chamamos de “proteção de rebanho”, ou seja, a circulação do vírus é reduzida já que todos em um mesmo ambiente estão imunizados contra o mesmo vírus.

A vacinação em idosos é a maneira mais efetiva no combate a gripe. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a imunização reduz de 39% a 75% a mortalidade por problemas provocados pelo vírus influenza na população em geral.

Referências:

Site Anvisa / Portal Abril

DIGITE O TERMO QUE DESEJA PESQUISAR E APERTE ENTER