Dia Mundial de Combate ao Câncer

8 de Abril

No dia 8 de abril é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, doença agressiva causada pelo crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos e que pode se desenvolver em pessoas de qualquer faixa etária, mas, segundo levantamento da ONU,  tem uma incidência 11 vezes maior na terceira idade se comparada aos mais jovens.

O organismo possui um processo de divisão de suas próprias células, sendo este um fator de risco para idosos, já que durante esse procedimento é comum que ocorram alterações no material genético. Em organismos mais jovens, essa mutação pode ser corrigida e eliminada pelo sistema imunológico, porém, nos mais velhos, isso nem sempre ocorre de forma ideal, contribuindo para o crescimento excessivo e desordenado das células.

combate-ao-cancer

Câncer: Tipos mais comuns na Terceira Idade

Os cânceres mais predominantes na terceira idade são os tumores de pele, ginecológicos e de mama. Nos homens, o acometimento da próstata e vias urinárias também são os mais comuns. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), um a cada quatro homens entre os 60 e 79 anos têm ou vão desenvolver algum tipo de câncer e o percentual entre as mulheres nessa faixa etária pode ser ainda mais alto: uma a cada três mulheres.

Muitos são os fatores que podem favorecer o aparecimento e desenvolvimento da doença, como a obesidade, o sedentarismo, abuso do álcool entre outros. O diagnóstico precoce auxilia no início do tratamento aumentando as chances de cura do paciente. Exames de rotina são indispensáveis para avaliar a saúde.

Prevenção

Alguns dos exames mais comuns para avaliação preventiva da doença são: mamografia para o câncer de mama, colonoscopia e sangue oculto nas fezes para o intestino, exame ginecológico para o colo uterino, avaliação do dermatologista para a pele, além da consulta com o urologista para o câncer de próstata.

Atividade física regular e alimentação saudável podem diminuir consideravelmente os números de tumores malignos na terceira idade. Os hábitos saudáveis contribuem para que o processo de envelhecimento celular aconteça de forma mais lenta. Cuide de sua saúde independente de sua idade, previna-se!

Conheça a Estância Vale Verde

visite-a-estancia-vale-verde

DIGITE O TERMO QUE DESEJA PESQUISAR E APERTE ENTER