Alterações de sono na terceira idade

O sono na Terceira Idade

Uma boa noite de sono é importante para uma vida saudável, mas com o passar dos anos as modificações cerebrais por conta do envelhecimento e a restrição natural de atividades físicas podem causar alterações consideráveis na hora de dormir.

A má alimentação, cochilos durante a tarde e a falta de atividade física são hábitos que podem ocorrer em qualquer idade e que interferem significativamente na qualidade do sono, porém durante a velhice esses hábitos podem afetar muito mais causando noites de insônia.

Alterações no sono durante a velhice

A produção de melatonina, responsável pela qualidade do sono, diminui com a chegada da velhice, portanto a diminuição das horas de sono é comum e normal variando para cada indivíduo. O importante é que a pessoa se sinta bem mesmo com o sono reduzido.

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Um sinal de alerta é: dormir menos de cinco horas e mais de dez faz com que a cabeça não funcione da mesma forma e faz o corpo diminuir o ritmo, podendo ser também sintomas peculiares de doenças, como: Mal de Parkinson, Alzheimer, problemas respiratórios e sobrepeso.

Dormir mal pode afetar a alimentação e interferir na energia necessária para execução de atividades comuns e/ou exercícios físicos. Uma vida saudável leva a uma boa noite de sono e vice versa.

Consequências de uma noite mal dormida

De acordo com especialistas os sinais de quem está dormindo mal são:

  • Cansaço durante o dia;
  • Sonolência excessiva;
  • Dificuldade para começar a dormir;
  • Sono fragmentado;
  • Acordar muito cedo e não conseguir mais dormir;
  • Falta de atenção.

Os cuidados para uma boa noite de sono

Em alguns casos é possível regularizar o sono sem medicamentos seguidos de cuidados como:

  • Mantenha o ambiente escuro e silencioso na hora de dormir;
  • Evite deixar televisão ou rádio ligados durante a noite;
  • Evite o uso de álcool, café, chá, cigarros, próximos da hora de dormir, assim como a ingestão de grandes quantidades de alimentos, principalmente os mais calóricos e de líquidos;
  • Não leve os problemas para a cama. Durma sempre de cabeça vazia, com pensamentos leves;
  • Exercite-se, isso melhora a qualidade do sono e sua rotina do dia-a-dia;
  • Mantenha o quarto arejado e aberto durante o dia;
  • Preserve seu bem-estar. Depressão, isolamento e ansiedade, podem causar insônia;
  • No caso de levantar-se várias vezes para ir ao banheiro, mantenha iluminado o trajeto até o local.
  • Retire tapetes soltos e use chinelo com solado antiderrapante. Não caminhe de meias. O risco de quedas e fraturas é muito grande nesta situação;

Procure amizades e atividades para preencher ser dia. O bem estar é muito importante para uma noite de sono boa e satisfatória.

Fonte: Comunicação Interna do Ministério da Saúde

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