Vacinação de Febre Amarela em Idosos

Quais os riscos da vacina da febre amarela para idosos?

Em um momento onde a população está preocupada com o avanço da Febre Amarela em todo país, surgem algumas dúvidas sobre quem pode tomar a vacina de prevenção e também se a mesma traz riscos para saúde de pessoas acima de 60 anos.
A febre amarela urbana é transmitida pelo Aedes aegypti (o mesmo que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika) e a febre amarela silvestre é transmitida pelo Haemagogus e Sabethe.
A única forma de prevenção é por meio de vacinação, e sendo uma vacina de vírus vivo, alguns grupos etários precisam tomar precauções específicos, como os pertencentes da terceira idade.
Geralmente pessoas nessa idade possuem imunidade mais baixa e, por isso, deve-se levar em conta o risco de contrair a doença versus o benefício e risco da imunização. É imprescindível passar por uma avaliação médica antes de tomar a vacina.

idosos-febre-amarela

Existem efeitos colaterais?

Embora muito segura e com eficácia que chega a 90%, a vacina contra a febre amarela pode causar reações adversas, como qualquer medicamento. Os casos graves são raros, porém, crescem na mesma proporção conforme a população é vacinada. Há maiores riscos de efeitos colaterais no público da terceira idade devido a baixa imunidade podendo ocorrer dores no corpo, febre alta, vermelhidão e dor de cabeça.
Embora sejam insignificantes, existem casos de desenvolvimento da doença viscerotrópica em idosos que nunca foram vacinados. A doença viscerotrópica é dada pela infecção de órgãos pelo vírus enfraquecido presente na vacina, causando sintomas como derrame pleural, dor abdominal e falência múltipla de órgãos, podendo levar o paciente à óbito.
É muito rara, aproximadamente 1 caso em cada 250 mil vacinas administradas, portanto a primeira vacina de idosos contra a febre amarela deve ser feita sob a apresentação de um laudo médico com a devida autorização.

Idosos Vacinados Anteriormente

A vacina está liberada aos pacientes idosos depois de passados 10 anos após a imunização contra febre amarela recebida anteriormente.

Previna-se!

A febre amarela é uma doença altamente perigosa e precisa ser tratada de maneira correta, pois a mesma pode ser fatal. Todo o cuidado com os idosos, antes e após a imunização, deve ser tomado. Procure um médico e informe-se.

DIGITE O TERMO QUE DESEJA PESQUISAR E APERTE ENTER